sexta-feira, janeiro 11

MSP lança uma "Nota" sobre os 50 anos da Mônica


Foi em março de 1963 que aquela menininha baixinha e dentuça estreou nas tiras do Cebolinha já demonstrando sua forte personalidade. E bota forte nisso!
Mauricio de Sousa não tinha personagens femininos em seus quadrinhos e se preocupava com isso. Daí viu suas filhas brincando enquanto  desenhava em casa: Mônica com seu coelhinho, Magali com sua melancia e a Mariângela que, mais tarde, se transformou na Maria Cebolinha. “Eu tinha dúvidas sobre como uma mulher pensava, reagia. Mas, como toda criança é transparente nas emoções e reações, estavam ali minhas inspirações. A Mônica fez grande sucesso de imediato. E sucesso não se planeja, acontece. O público leitor ‘elege’“ – fala Mauricio.

Hoje a filha Mônica é diretora da área comercial da empresa Mauricio de Sousa Produções, responsável pelos cerca de 2.500 itens de produtos fabricados por cerca de 100 empresas licenciadas. “Fui saber que eu era a inspiradora da personagem só depois que entrei na escola. Meu pai não me contou antes para eu não ‘me achar’.  Mas, quando soube, curti muito. Quem não curtiria?” – acrescenta Mônica Spada Sousa.
              

Uma personagem que dura 50 anos e atravessa várias gerações com o mesmo sucesso já está incorporada à cultura do país como um “cult”. As comemorações começam agora, com dois pequenos vídeos disponibilizados nas redes sociais. Um mostra a evolução gráfica da Mônica nesse meio século. Outro é um depoimento do próprio Mauricio de Sousa sobre a personagem.
Mas vem aí muito mais comemoração nos próximos meses. Uma grande exposição será montada ainda no primeiro semestre em São Paulo e, em abril, a Mauricio de Sousa Ao Vivo estreará a releitura do espetáculo Romeu e Julieta, um marco na história da MSP. Além disso, brinquedos que marcaram época serão relançados e a Editora Panini publicará diversas edições especiais durante o ano.
Enfim, estão todos convidados para a grande festa de 365 dias da Mônica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário